terça-feira, 21 de abril de 2015

A comunicação política através dos blogs




A partir de estudos sugeridos pelos professores da faculdade PUC-Rio, uma das estudantes de jornalismo, avançou suas pesquisas sobre os blogs jornalísticos que tratavam com uma forma peculiar os assuntos políticos do país. O jornalista escolhido pela estudante para desenvolver sua pesquisa foi Ricardo Noblat.
Ele fala sobre as dificuldades que teve em relação ao seu blog e principalmente por ter escolhido um tema tão polêmico, a política. Conta que já foi taxado várias vezes de petista e em outros momentos de tucano. O blog é aberto para qualquer tipo de opinião contraria e essas críticas são tomadas como algo construtivo, desde que não exista xingamentos ou palavras ofensivas, o que faria com que o leitor fosse bloqueado da página.

Para Noblat, seu blog tem sido uma das ferramentas de trabalho, onde é expressada sua opinião, deixando claro que nada é ligado ao jornal em que também trabalha – O Estadão. Foi algo acordado entre eles no início do blog, para que o jornal não respondesse por nenhuma publicação ou processo que Noblat poderia receber.

Um blog é especialmente conhecido pelas suas características, o que faz com que seus seguidores se identifiquem ou partilhem da mesma opinião, é necessário deixar isso em destaque no blog assim fazendo com que o leitor saiba como você realmente pensa. A criação de um blog abri também um canal onde podemos ligar o leitor com a notícia, podendo expor sua opinião e discordar ou concordar com o tema abordado, algo que o jornal tradicional não lhes permite fazer.
Como o jornalismo, a forma de veracidade dos fatos no blog é muito importante. Não muda muita coisa na hora de escolher suas fontes e o modo de enxergar a notícia, o que muda um pouco é como você transmite ela, já que por enquanto nos blogs não existem uma regra de como devem ser escritas as notícias, o que na opinião de Noblat é algo maravilhoso, pois só aumenta a intimidade que você pode ter com seu leitor.
“ Alguns blogueiros preferem reproduzir no blog a linguagem de jornal. Acho que não é por aí. A meu ver, quanto mais você ousar, quanto mais escrever da forma como gostaria e não pode nos meios tradicionais de comunicação, mais ganha uma identidade, mais o leitor te reconhece ali “, diz Noblat.

No final da entrevista falaram sobre a importância da notícia nos veículos de comunicação e Noblat citou uma entrevista em que o Nelson Rodrigues tinha sido entrevistado por alunas também da PUC, onde perguntaram que conselho ele daria para os jovens jornalistas, e o mesmo respondeu que somente a experiência poderia fazer com que enxergassem melhor as coisas e as entendessem. Noblat partilha da mesma opinião, ultimamente as notícias estão ficando muito cada vez mais simplificadas e isso o preocupa, ele acredita no futuro do jornalismo mas acha necessário também pessoas experientes no caso, pois não se pode cobrar de um jovem recém-formado uma qualidade maior onde só se adquire com o passar dos anos. 

Um comentário:

  1. Concordo com a colocação sobre a intimidade e a aproximação que o autor do blog tem com o leitor e acho que é o ponto principal da entrevista. E ainda, o gênero opinativo é o que mais gera sua aproximação, já que ele mostra as ideias do autor, sua percepção sobre determinado fato e mesmo que o leitor não concorde com a opinião, com ordem, ele tem todo direito de discordar e se expressar da mesma forma. Parabéns!

    ResponderExcluir